Por que castrar seu animal?

A castração, tanto em machos como em fêmeas, traz ao animal uma vida mais saudável, maior qualidade de vida e longevidade. Entre os benefícios as fêmeas se livram de incômodos associados aos hormônios. Seguem algumas vantagens na castração de machos e fêmeas:

Fêmeas:

Ausência de Cio
Evita Pseudociese (falsa prenhez)
Diminui bastante o risco de tumor de mama.
Evita Piometra (Infecção do Útero)
Evita Hiperplasia Endometrial Cística

Segundo o Profº Andrigo Barboza Nardi (doutor e pós-doutor em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia. Também é coautor dos livros Quimioterapia Antineoplásica em Cães e Gatos (2008) e Oncologia em Cães e Gatos (2009) – No Brasil, a incidência de casos de câncer de mama em cadelas é em torno de 40 a 45%, ou seja, a cada cem cães com algum tipo de neoplasia, aproximadamente 40 são cadelas com tumores de mama. Em gatas, esse valor é em torno de 30%. E que a melhor forma de prevenção é a castração precoce. É recomendado que as fêmeas de cães e de gatos sejam castradas antes do primeiro cio, pois desta forma pode-se reduzir, de forma considerável (90%), os casos de câncer de mama durante a idade adulta destes animais.

Machos:

COMPORTAMENTO ALTERAÇOES OBSERVADAS
Agressão a outros machos Redução em até 60%
Redução rápida em 25%
Redução gradual em 35%
Sem efeito 10%
Dominância sobre o dono Redução ao redor de 50%
Marcação com urina Redução em 50%
Redução rápida em 20%
Redução Gradual em 30%
Predisposição p/ montar em outros cães Declínio p/ montar em fêmeas no cio
Marcação com urina na casa Redução em 50% dos casos
Redução rápida em 20%
Redução gradual em 30%
Tendência p/ fugir e andar solto (andarilho) Redução em 90% dos casos
Redução rápida em 45%
Redução gradual em 45%
Sem efeito em 10 % dos casos

A castração melhora também:

Patologias como sarna demodécica, alergias, piodermites etc, pois a variação de hormônios estressa a Fêmea, enquanto que a produção diária de testosterona estressa o macho. Com o stress, tem-se uma diminuição da imunidade e é aí que aparecem as patologias que os animais são PRÉ-DISPOSTOS. Assim como, em alguns casos comportamentais como ansiedade, agressividade, auto-mutilação, etc

Controle populacional:

A população de cães cresce de maneira vertiginosa, se não forem castrados, pois seu ciclo estral é de 4-10 meses e as ninhadas podem ser de 1-14 animais. Assim cães abandonados por donos, se reproduzem em condições extremamente precárias, sem nutrição adequada, causando risco a sua própria vida e de seus filhotes e sem condições adequadas estes animais podem ficar doentes e espalhar zoonoses como Raiva, giárdia e leptospirose.
Assim o controle de população canina é um caso de saúde pública, assim como é um passo decisivo para o bem estar animal.